terça-feira, 11 de setembro de 2012

Deep Impact !

  Astronomos amadores conseguiram observar um grande impacto em Jupiter, ainda sem maiores detalhes mas pela imagem captada pelos telescopios da para se ter uma idéia da explosão causada.
  Olhando a imagem, eu, um apreciador de astronomia ja posso deduzir que a pancada foi equivalente a do cometa Shoemaker-Levy 9 que impactou se chocou com o planeta em 1994.


Impacto de hoje



 
Impacto do Shoemaker, são esses pontinhos pretos, no total foram +- 21 impactos observados.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

GLOBO, RECORD, SBT kd vc´s ????????

  Todo ano sem vacilar nossas "adoradas" emissoras de televisão fazem campanhas para a arrecadação de fundos com o intuito de ajudar crianças e deficientes físicos.
  Agora vem a minha pergunta, onde estão essas emissoras "santas" no Jogos Paralimpicos ?
  Cade o apoio aos nossos atletas ?
  Não é pedir muito a cobertura de pelo menos os eventos em que o Brasil está competindo por medalhas.
  E podem preparar os ouvidos pois para 2016 as "santas" emissoras vão fazer 1001 campanhas dizendo que estão apoiando nossos atletas.
 








Meus parabens aos atletas pelo esforço e dedicação.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Planeta vermelho ?

  Sempre que ouvimos fala de Marte, imaginamos um mundo "vermelho", chão vermelho, atmosfera vermelha enfim um vermelhão só.
  Mas agora com a Curiosity essa visão está mudando, graças as fotos de auta resolução podemos ver um planeta não muito diferente da Terra.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Marte

Após 8 meses de viagem, o robo Curiosity pousa são e salvo em solo marciano com o objetivo de analisar e procurar por vida no solo do planeta vermelho.
Essas são as primeiras imagens enviadas.

Imagem de Marte tirada pelo Jipe-robô Curiosity

 

 

domingo, 29 de julho de 2012

Gafes na tv !!

Sei que o blog anda abandonado, mas sou só eu que entro aqui mesmo.



Espero que a partir do dia 01 de agosto eu tenha mais coisas interessantes para postar, na area de quiímica e agora Farmacia.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bóson de Higgs



  Depois de anos estudando, experimentando, muitos imprevistos, problemas técnicos e muito suor, os físicos do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), maior laboratório com pesquisas de fisica de partículas do mundo, anunciaram a descoberta de uma nova partícula. E eles acreditam que seja o famoso bóson de Higgs
 
  Joe Incandela, responsável máximo pelo Compact Muon Solenoid (CMS), um dos maiores detectores do LHC, situado na fronteira entre a França e a Suíça, afirmou que pesquisadores alcançaram um certo nível de "descoberta" a respeito do bóson de Higgs.
Segundo ele, uma partícula foi, de fato, encontrada. Por enquanto, o que falta aos pesquisadores é descobrir se essa partícula é o bóson de Higgs ou não. A equipe do CMS anunciou um excesso de 5 sigmas, o que equivale ao "padrão ouro" para anunciar descobertas, ou seja, uma chance menor que 1 em 1 milhão de ser uma coincidência. "Este resultado ainda é preliminar, mas achamos que é forte e sólido", afirma Incandela.

  E como os cientistas fazem para encontrar esses sinais? Eles pegam pedaços de átomos, aceleram à velocidades proximas a velocidade da luz e provocam colisões frontais entre eles. Das pancadas saem explosões com intensidades similares à do Big Bang, mas confinadas a um espaço ínfimo. No meio, da força dessas explosões deveriam aparecer bósons de Higgs soltos, assim como havia há 13,7 bilhões de anos, segundo a teoria. Bom, os cientistas vasculham dados dessas batidas para ver o que aparece de fato. É um trabalho parecido com procurar agulhas em palheiros. No caso do bóson de Higgs, agora, o que eles encontraram foi o brilho da agulha. Não é pouco: imagine que provar algo na física seja como jogar na loteria.